Celuites -vamos aprender a eliminá-las de nosso corpo

Por Dra. Heloisa Rocha

A prevalência de mulheres com mais de 20 anos de idade que apresentam algum grau de lipodistrofia ginecóide ( nome científico das famosas e temidas ” celulites ” ) é de aproximadamente 90 %, contra 2 % nos homens, sendo uma grande preocupação estética nas mulheres. As razões pela quais você tem celulites são:

1- Genética – se sua mãe ou algum parente próximo têm, mas chances você tem de ter.

2 – Hormonais – tomar anticoncepcional ou fazer qualquer tipo de reposição com estrógenos e progestágenos pioram a retenção de líquido, o que gera o aparecimento delas.

3- Má circulação – como ela é um distúrbio das microcirculação, o sangue deixa as toxinas a as gorduras ” presas ” nas células, gerando aquela aspecto de ” casca de laranja “.

4- Alimentação inadequada e falta de atividade física – esses dois motivos fazem com que a gordura localizada e a celulites apareçam.

5- Inadequado funcionamento do intestino – causando uma disbiose – seu intestino tem que ser tratado com ” carinho “  e não á base de laxantes, que somente fazem piorar á sua flora intestinal e causar mais ” estragos ” na sua permeabilidade intestinal.

Qual o grau delas ?

Grau 1 – você só vê se apertar a pele.

Grau 2 – tem pequenos ” furinhos ” já visíveis.

Grau 3 – a celulite já é bem mais visível e mais profunda- aparecendo até em fotografias.

Grau 4 – Muita celulite á amostra – você sente dor local e tem muitos nódulos aparentes.

Dicas para melhorar a celulite

A melhora da celulites se dá através de um controle alimentar e a prática de atividades físicas rotineiras, que têm um poder espetacular de drenagem linfática no corpo todo. Fazer drenagens linfáticas com cremes á base de ativos  ue ativem a circulação pode ajudar sim á melhora do aspecto local. O uso de colágeno via oral pode ser interessante e já foi comprovado por estudos que melhoram muito o grau da celulite e a ondulação subcutânea nas coxas de mulheres com peso normal. O uso de rutina, um flavonóide consumido em todo o mundo estético ( tanto por via oral como por via subcutânea ) deve ser utilizado em qualquer formulação que seja feita para o tratamento da celulite.

Ainda, a inclusão de prébioticos e probióticos na alimentação beneficia a função intestinal, isso está intimamente relacionada á adequada absorção dos nutrientes ingeridos e eliminação de metabólitos tóxicos.