Melatonina – benefícios para um sono reparador

por Heloisa Rocha

A Melatonina é um hormônio produzido naturalmentre pelo corpo e uma das suas funções básicas é a indução do sono. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.  Ela é ligada ao nosso ciclo  circadiano, ou seja, a forma como o organismo organiza suas funções  quando estamos acordados e durane o sono.  A substância começa a ser produzida pela glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se prepara para dormir. Ela atinge o seu nível máximo quando estamos dormindo. Com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar. Por regular as funções do sono em todo o corpo, a maior parte dos órgãos possuem receptores para ela.  Portanto é possível que ela atue no organismo de formas variadas, ainda desconhecidos pela medicina. Acredita-se que ela também tenha funções de regeneração celular e também ajude a combater inflamações e o envelhecimento  do corpo. Como hoje temos cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, como a televisão, computador, celulares, algumas pessoas podem ter um produção menor ou mais irregular de melatonina, desencadeando os mais variados problemas de sono.      

Além disso, é importante ressaltar que a melatonina indicada para suplementação é uma dose muito maios do que o corpo libera. Estoma-se que toda noite a glândula pineal solte para o nosso corpo 0,1mg de melatonina, e os comprimidos de hoje pode ter até 10 mg da substância, logo somente tome son indicação médica.

Alguns outros benefícios  em estudo da melatonina:

Enxaqueca  tambêm sido estudados em pacientes que não respondem aos tratamentos comuns, que os analgésicos não surtem efeitos. Não existe nemhum  protocolo para seu uso.

Quimioterapia  alguns estudospodem aumentar a efetividade dos tratamentos de câncer usando quimioterapia. Estudos ainda estão sendo feitos.

Prevenção de câncer-   existem argumentos biológicos para acreditar que um dos processos do nosso corpo durante o sono é justamente regular o mecanismo que controla se as células novas criadas pelo nosso proprio corpo estão funcionando como deveriam, prevenindo o aparecimento de tumores.