SUPLEMENTOS NECESSÁRIOS PARA HIPERTROFIA E DEFINIÇÃO MUSCULAR

BY Heloisa Rocha

Uma visita á lojas especializadas desses suplementos pode ser um grande desafio, pois a grande variedade existentes podem fazer com que você leve o que não é necessário e te deixar ” atordoado “. É necessário se perguntar o que realmente você precisará e se a sua alimentação já não é suficiente organizada para que você possa “dispensar ” esses suplementos. Tudo depende de como e quão intenso é o seu treino !

Como os músculos crescem ?

Os músculos crescem devido a uma defesa do nosso organismo- a esse processo chamamos hipertrofia. Enquanto treinamos, as fibras musculares se estressam e ocorre o que chamamos de catabolismo. Após o treino e durante o nosso descanso, essas fibras começam a se recompor ( anabolismo ). Nosso corpo entende que a musculatura precisará ficar mais fortalecida para aguentar novos treinamentos. Por isso, são necessários boas horas de descanso para que a musculatura atinja seus objetivos. Quando voltamos a exercitar aquele grupo novamente, haverá nova lesão e consequentemente, nova reconstrução nessa área e dessa forma haverá definição muscular.

Devo tomar suplementos para definição muscular e desenvolvimento de massa magra ? 

     

Antes de decidir tomar suplementos, façam as seguintes perguntas:

1 – O tipo de exercício que pratico faz com que eu precise realmente de suplementos ?

2 – Tenho conhecimento suficiente para escolher o correto suplemento ?

3 – Será que o suplemento que vou tomar vai de encontro ao que espero dele ?

4- Tenho algum doença que pode interagir incorretamente com esse suplemento ?

5- Meu médico de confiança sabe que vou fazer uso desse suplemento ?

MELHORES SUPLEMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO MUSCULAR

1- Aminoácidos – importante para o acontecimento dos processos catabólicos a anabólicos, durante e após o treino. Ajudam na produção de energia e na melhora do sistema imunológico.

2- Carboidratos– são fontes de energia, deveriam ser consumidos antes da atividade física. Formados por cadeias de glicose que devido á sua lenta absorção, a quantidade de insulina liberada é pequena, o que ajudará a evitar fadiga muscular.

3- Betaalanina- quando se pratica atividade física por mais tempo, maior será a fadiga muscular, e nesse caso, haverá uma maior reconstrução muscular. Essa fato  pode provocar a acidose muscular. A Beta alanina age no organismo retardando o processo de acidose, permitindo maior tempo de exercícios.

4 – Creatina – muito conhecida por aumentar a performance dos atletas em pouco tempo, e permitindo uma maior recuperação muscular pós treino. Essa dá volume aos músculos por provocar uma maior absorção da água nas células, o que não significa que houve maior ganho muscular, mas sim, inchaço. A Anvisa restringe seu uso !

4- Arginina – ajuda a aumentar o ganho de massa muscular e a eliminar o excesso de gordura corporal. Promove resistência física, ajudando nos treinos e aumenta a permanência nos treinos.

5 – Glutamina- alivia o estresse muscular provocado pelos treinos. Permite que o corpo se recupere mais rapidamente para o próximo treinamento. Tem participação direta ao crescimento muscular.

6 – Whey protein – rico em aminoácidos, que contribuem para a formação de massa muscular. Possue peptídeos que melhoram o fluxo sanguíneo e ajudam o organismo a se recuperar mais rapidamente. Deverá ser consumido pós treino.

7 – Hipercalóricos – é um dos suplementos mais utilizados pois ajuda a obter massa magra. A energia fornecida permite postergar o treino por mais tempo, o que provocará maior hipertrofia.

8- Ácidos graxos – é impossível pensar num atleta que não tenha ácidos graxos entre os principais suplementos alimentares que toma diariamente. As gorduras saudáveis presentes nos ácidos graxos diminuem os efeitos dolorosos do overtraining e aumenta a resistência muscular.              

Portanto, procure sempre um médico habilitado para que sua suplementação seja a mais correta possível e você conquiste os seus objetivos e mantenha cada vez mais a sua saúde !