Mitos ou Verdades sobre Sapatos!

By Tatiana Fogaça

Sapatos são objetos de desejo para muitas mulheres. A grande quantidade de modelos e estilos faz deles um acessório importantíssimo na hora de montar o visual, seja para trabalhar ou para curtir os momentos de lazer.

A paixão e popularidade dos calçados fez com que surgissem alguns mitos relacionados ao seu uso. Você sabe a verdade sobre eles?

Confira agora os 3 mitos mais comuns sobre esse acessório e fique por dentro de tudo sobre sapatos!

  • “Leve o modelo que estiver um pouquinho folgado”

Esse é um erro grave na hora de adquirir um calçado. Muitas pessoas acabam levando o sapato um pouco mais largo pois, na hora de experimentar, o modelo da numeração certa estava levemente justo. Esse “aperto” é causado pelo fato do material estar novo e intacto. Mesmo que no começo seja um pouco desagradável, é melhor comprar o calçado na numeração correta, até porque, após lacear, o sapato escolhido pode ficar largo.

  • “Sapato largo não machuca, sapato apertado sim”

Outro grande mito sobre os calçados é achar que só os apertados machucam os pés. Sapatos largos podem até não formar bolhas causadas pela fricção da pele com o sapato, mas é possível sofrer lesões muito mais graves, como torções e escorregões, por exemplo. Por isso, nada de comprar um sapato mais largo que o seu pé

  • “O tipo de pisada não influencia na escolha do sapato”

Se engana quem acha que sabe tudo sobre sapatos e afirma que, independentemente do estilo de pisada, é possível utilizar qualquer sapato. Na verdade, o jeito de pisar está diretamente atrelado com o sapato ideal para seus pés. Costumo dizer: “para fazer uma boa compra, você precisa, antes de mais nada, conhecer seu pé”!

Quem tem pisada pronada, por exemplo – o passo dado com o peso do corpo apoiado na parte interna do pé –, precisa usar um calçado mais estável. Já quem possui pisada supinada – passo dado com apoio na parte externa do pé – precisa de calçados mais macios. Por último, quem possui a pisada padrão – feita com o meio do pé e distribuindo o peso de maneira semelhante – pode usar modelos de sapato sem preocupação.